Quem Somos


História

A igreja Presbiteriana de Cristo - Lisboa é uma igreja que surgiu em 30 de maio de 1971. Em sua origem, era genuinamente portuguesa e composta apenas por portugueses.
Foi criada à partir de um grupo que se desmembrou da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal - por esta passar a seguir uma linha de teologia liberal.
Esse grupo de irmãos decidiu permanecer na fé reformada, criando uma igreja presbiteriana independente, chamada se Igreja Presbiteriana de Cristo, cujo nome permanece até os dias de hoje.
O Reverendo Manoel da Conceição Junior - também conhecido por Dr. Conceição - esteve à frente da igreja desde o seu início, e assim o fez durante as décadas seguintes. Após a sua morte, na década de 90, a igreja passou por um momento de incerteza sobre a sua continuidade, foi então que a a Igreja Presbiteriana de Cristo se filiou à Igreja Cristã Presbiteriana de Portugal (ICPP).
A igreja passou a ser pastoreada então, pelos americanos Reverendo Thomas Hudson e Reverendo Glenn Camenisch. Já em 2013, com a chegada do Reverendo Celso Dias, Reverendo Glenn e ele passam a trabalhar em conjunto. Em 2016, o Reverendo Glenn já jubilado, retorna para os EUA, e quem assume o pastorado é o Reverendo Celso Dias, que permanece como pastor até os dias de hoje.
A igreja que anteriormente era composta apenas por portugueses, hoje possui um grupo de diferentes nacionalidades reunido em Lisboa. A igreja segue o mesmo aspecto da capital portuguesa, conhecida por ser uma cidade cosmopolita.
A igreja presbiteriana de Cristo é uma igreja de fé reformada e calvinista, seguindo o sistema de governo presbiteriano, conservador na sua prática teológica e litúrgica.


Liderança

  • Reverendo Celso Dias

  • O Reverendo Celso Dias é bacharel em Teologia pelo
    Seminário Presbiteriano Reverendo Denoel Nicodemus
    Eller, de Belo Horizonte - MG, formado em 1987.
    Além disso, fez mestrado em Missiologia pelo Centro
    Evangélicode Missões (CEM) em Viçosa - MG e trabalhou
    durante 15 anos como pastor no Brasil.
    O Reverendo Celso Dias foi também missionário durante
    10 anos no Timor Leste e desde 2013, está em
    Lisboa - Portugal desenvolvendo o trabalho na
    Igreja Presbiteriana de Cristo.
    É marido de Leiliane e pai de Sarah e Luigi.